sexta-feira, 14 de março de 2014

SEMUS: Mata Roma inicia campanha de vacinação conta HPV.

A Secretaria Municipal de Saúde de Mata Roma iniciou nesta semana a Campanha de Vacinação contra o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero.
 
A vacinação esta ocorrendo nos postos de saúde da sede e zona rural do município,a mesma é voltada para meninas de 11 a 13 anos de idade. O objetivo da Campanha é reduzir casos e mortes ocasionados pelo câncer de colo do útero. Nas meninas dessa faixa etária, a vacina é altamente eficaz, induzindo a produção de anticorpos em quantidade dez vezes maior do que a encontrada em infecção naturalmente adquirida num prazo de dois anos.
 
Para receber a vacina é preciso autorização dos pais,apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

O Ministério da Saúde preparou uma campanha informativa para orientar a população sobre a importância da prevenção contra o câncer do colo de útero, com o tema “Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção”. Na campanha, as mulheres também são alertadas de que a prevenção do câncer de colo do útero deve ser permanente.