sexta-feira, 14 de março de 2014

MINISTÉRIO DO TRABALHO DEFERE O REGISTRO SINDICAL DO SINPSEMA.


Há quase quatro anos, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mata Roma – SINPSEMA – por meio da sua Diretoria, vinha lutando para conseguir o seu registro junto ao Ministério do Trabalho, procedimento que torna o Sindicado – juridicamente falando – representante legal dos servidores públicos municipais de Mata Roma. Num triste episódio envolvendo o Sinpsema, fato que o presidente do Sindicato, prof. Hiulo R de Carvalho, sempre  relatava à categoria nas assembleias do Sindicato, o judiciário de Chapadinha-Ma, numa das várias lutas desenvolvidas pela Entidade Sindical, declarou que o Sinpsema – por não ter registro - não possuía legitimidade jurídica para representar os seus associados. 
Por esse motivo, alegaram os magistrados, o judiciário era impedido de receber as denúncias apresentadas pela Diretoria do Sindicato contra algumas ações tomadas pelo atual governo. Para o presidente da Entidade foi um golpe fatal, pois o Sinpsema tornava-se, naquele momento, vulnerável; uma vez que as ações judiciais necessárias à defesa dos direitos da classe não seriam aceitas pelo referido judiciário. 
Mesmo assim, o Sinpsema nunca desistiu de lutar pelos direitos dos servidores, mantendo um diálogo constante com o executivo municipal de Mata Roma e por meio de ações judiciais individuais e/ou coletivas, no intuito de encontrarem uma saída frente às problemáticas envolvendo os servidores municipais. Ontem, 12 de março de 2014, o Ministério do Emprego e Trabalho – MTE – publicou no Diário da União o deferimento do Registro Sindical do Sinpsema, ato que dá legitimidade jurídica à Entidade e a reconhece como única representante legal dos servidores municipais de Mata Roma. 
Na opinião do presidente do Sindicato, isso representa uma das maiores vitórias da categoria, uma vez que, para ele, os servidores estão legalmente representados por uma instituição, a qual os representará no âmbito administrativo municipal e judicial. 
O presidente agradece a todos os seus associados que sempre acreditaram na luta do Sinpsema, e diz que, como sempre, o Sindicato nunca deixará de questionar as decisões governamentais que venham causar prejuízos e/ou desrespeitar os servidores municipais de Mata Roma. O Sinspema aproveita para agradecer aos companheiros que fazem a direção da FETRAM/MA, especialmente ao companheiro Axixá e ao assessor jurídico da Federação, Dr. Arão, que representou o Sinpsema junto ao Ministério do Trabalho, em Brasília.
A publicação do deferimento do registro do Sinpsema está no Diário da União do dia 12 deste mês, sessão 1, página 83.
Fonte: Sinpsema
Mata Roma, 13 de março de 2014.