terça-feira, 9 de abril de 2013

Coordenador da CGU fala sobre fiscalização em Mata Roma

Welliton Resende.Coord.do
Núcleo de Prevenção à Corrupção da CGU

Semana passada o Jornal Pequeno  realizou uma entrevista com  coordenador do Núcleo de Prevenção à Corrupção da Controladoria Geral da União (CGU-MA), Welliton Resende, afirma que o desvio de dinheiro público ainda impera no Maranhão e que as prefeituras e outros gestores recorrem a notas fiscais frias e 'laranjas', principalmente, para acobertar a corrupção.

Neste ano, a CGU realizou no Maranhão a fiscalização de 2 municípios, Mata Roma e Brejo de Areia, os relatórios já estão sendo criteriosamente confeccionados. Em breve, serão publicados e disponibilizados ao cidadão no sítio da CGU (www.cgu.gov.br), serão também encaminhados aos ministérios repassadores de recursos, Ministério Público, TCU, AGU e a depender da gravidade para a Polícia Federal.
Quando questionado sobre quais as irregularidades mais encontradas no atos das fiscalização. Welliton respondeu: Leia mais

“Nos relatórios, são corriqueiras irregularidades do tipo: utilização de notas fiscais frias para a comprovação de despesas, utilização de empresas fantasmas, saques sem a devida comprovação da execução das despesas, fraudes em licitações e etc.

Welliton também falou sobre a transparência na administração pública e lembrou que, até o dia até o dia 28 de maio deste ano, todos os municípios maranhenses terão que criar os seus portais da transparência, em que deverão disponibilizar informações sobre a execução orçamentária e financeira em tempo real. Hoje, com a Lei de Acesso à Informação vigendo o cidadão tem mais uma ferramenta poderosa de fiscalização à sua disposição.