quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Prefeita de Mata Roma nomeia futura nora de 21 anos como Diretora da Escola Rolindo Garrêto.

A prefeita de Mata Roma Carmem Neto nomeou sua futura nora de apenas 21 anos como diretora geral da escola Rolindo Garrêto sede do município. Angélica Maggione foi uma das surpresas para  os professores quando anunciada como diretora da referida escola.
Em destaque a diretora Angélica e os professores da escola Rolindo Garreto
Residente atualmente em Anapurus a jovem terá um grande desafio em comandar a escola que leva o nome de Rolindo Garreto, homem que deu origem a esta terra.

Desejamos toda sorte e um bom desempenho neste  árduo desafio e que a jovem possa surpreender todos nós. O momento para a educação do município não é nada animador ano apos ano os índices do IDEB despencam, professores insatisfeitos com remunerações, esses são fatores que dificultam uma boa educação para uma escola.

Conversamos com alguns ex-diretores renomados os mesmos relataram não ser nada fácil dirigir uma unidade de educação os desafios são diversos, problemas com profissionais deve ser trabalhados com cautela e precisão e sugeriram paciência aos colegas professores,tempo para a jovem mostrar seu trabalho e nada de pré-jugamento e citaram também alguns pré requisitos básicos para se exercer a direção de uma escola veja abaixo.


A formação e os preparos profissionais são, satisfatoriamente, indiscutíveis;

Estar ciente de que autoridade se exerce com educação.

Ser capaz de elaborar o Horário Escolar consoante as necessidades da escola.

Saber a diferença entre tolerância e conivência.

Entender que o respeito, embora direito natural, é também uma conquista e nada vale se   não for mútuo.

Distinguir entre gerenciamento e manipulação de pessoal.

Compreender que o zelo pela integridade da escola começa com a preocupação com a dignidade dos alunos.
Não ser partidário do “FAÇA O QUE DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE FAÇO”, pois é crime      contra os princípios didáticos, contra a cultura, contra a sociedade e, por conseguinte, contra a moral. (a alusão a crime não se refere a uma transgressão tipificada em Lei, mas uma ofensa à boa-fé pela observação de que os bons exemplos sempre serão marcantes).

Deve ser capaz de aceitar que ninguém é (ou está) isento de críticas.

Distinguir política de politicagem

Saber que a Política do Ensino é a administração da educação pelo Estado e “política” no estabelecimento de ensino é o desvirtuamento daquela.

Entender que se possuidor de “influência” política esta pode ser usada de forma positiva, não como apadrinhamento e / ou especulação

Antes de ter as leis sobre sua mesa deve tê-las em seu coração.

Ser capaz de vislumbrar que uma crítica pode ser positiva ou negativa, contudo conseqüente do resultado do seu trabalho.

Saber que não adianta falar em democracia e cidadania sem respeitá-las.