
As festividades de fim de ano dos funcionalismo público municipal está garantida.
Dicas de como aplicar o décimo terceiro.
O final do ano vai chegando e, além das festas de Natal e Ano Novo, também chega a hora de receber o décimo terceiro salário. Muitos aproveitam o dinheiro extra para fazer as compras de Natal ou para pagar outras dívidas; outros, por sua vez, preferem aproveitar para investir. E muitos estão se perguntando: o que fazer com a renda extra que chega no fim do ano?
Pagar dívidas é prioridade de uso do décimo terceiro salário
A prioridade do uso do décimo terceiro é o pagamento de dívidas. O motivo para isso é simples: normalmente, os juros cobrados do devedor são muito maiores do que os juros que ele potencialmente poderia receber caso decidisse utilizar o valor para investir.
Evidentemente, se a dívida for pequena e o valor de sua prestação puder ser acomodado no orçamento doméstico normal sem maiores prejuízos, não há problema em deixar de quitá-la em dezembro. Mas, se o leitor tiver dívidas a pagar em que sejam cobrados juros, não há dúvidas: o ideal é pagá-las o quanto antes.
Se não houver dívidas, o ideal é utilizar ao menos uma parte para investir. Nesse caso, por que não fazer um aporte extra idêntico ao que você normalmente faz em um mês normal? Por exemplo, se você economiza e investe R$ 2.000,00 todo mês, por que não economizar uma parcela de R$ 1.000,00 (correspondente à parcela do 13º)?
Não se esqueça das contas do início do ano…
Outro ponto a ser considerado é o seguinte: muitos investidores se esquecem de que o início do ano é um período repleto de contas a serem pagas. Há IPTU, IPVA e material escolar e taxa de matrícula da escola das crianças… são muitas as contas a pagar. É importante, portanto, separar uma parte do décimo terceiro para pagar essas contas. Esse procedimento facilitar o encaixe das despesas extraordinárias sem onerar excessivamente o orçamento mensal.
O importante é se planejar. Com a correta estruturação da receita no orçamento, é perfeitamente possível (caso as contas já estejam em ordem) gastar um pouco para adquirir um ou outro objeto de desejo, guardar para as contas do início de ano e ainda investir. Esse é o ideal!