quarta-feira, 25 de julho de 2012

OLIMPÍADAS 2012


Mais de 21 mil jornalistas chegam a Londres para os Jogos


Milhares de concorrentes invadiram Londres nas últimas semanas para os Jogos Olímpicos. Não, não são atletas, e sim profissionais de imprensa. Mais especificamente, mais de 21 mil deles. A promessa é que a competição, que tem início no dia 27/7, tenha uma cobertura em uma escala sem precedentes e uso recorde das redes sociais. Para se ter uma idéia, o número de jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e técnicos é duas vezes maior que o de atletas.
A rede britânica BBC oferecerá até 2,5 mil horas de cobertura ao vivo e em serviços móveis. “Estes serão os primeiros Jogos Olímpicos digitais, com a BBC fornecendo aos telespectadores a cobertura mais ampla que já teve”, avisou a emissora. Com uma equipe de 765 pessoas credenciadas para o evento, a equipe da BBC será um terço maior do que a enviada às Olimpíadas de Pequim em 2008.
A página da rede no Facebook exibirá, pela primeira vez, cobertura ao vivo. Uma outra novidade é a transmissão em 3D das cerimônias de abertura e encerramento, além de trechos diários, para telespectadores equipados com aparelhos em 3D.
A NBC, emissora oficial dos Jogos nos EUA, também planeja transmitir mais de 200 horas de cobertura 3D, com atraso de um dia. A rede enviará 2,7 mil profissionais a Londres para produzir pelo menos 5,5 mil horas de cobertura. O site também exibirá ao vivo cada evento esportivo. “Esta será o evento coberto de maneira mais abrangente na história televisiva”, declarou Mark Lazarus, presidente da NBC Sports.
Das agências internacionais, a Agence France-Presse enviará uma equipe multi-idiomas de 150 profissionais, além de 30 jornalistas da subsidiária alemã SID. Já a americana Associated Press terá em torno de 200 profissionais em campo, e o Yahoo! enviará 26 jornalistas – 10 a mais do que enviou a Pequim.
Além dos 21 mil jornalistas credenciados, de seis mil a oito mil profissionais estão em Londres para cobrir aspectos “não-esportivos” dos Jogos, sobre temas que vão de transporte a segurança.
Fonte: Observatório da Imprensa