Por: Milene Medeiros de Oliveira
O papel de professor é, sem dúvida uma missão sublime. Que nos é essencial para a transformação do mundo. É a divina e absoluta abnegação. Os caminhos trilhados são árduos, a valorização é baixa. Ser professor significa viver num caos social. É remar contra a maré. É entrar em salas de aulas repletas de alunos, de trabalho, burocracia, descaso familiar e governamental. É principalmente "engolir" uma trágica e desmedida história de desrespeito e um "tanto faz" para a educação.
Os professores estão cansados, muito cansados, desestimulados. Literalmente desanimados. Ouve-se tanto na mídia a corrupção desenfreada que existe na política. Fala-se tanto de investimentos enormes que são feitos pelo governo em coisas tão fúteis. E enquanto a educação e deixada de lado, e quando os professores decidem cobrar os seus direitos, quando os professores decidem que não dá mais para levar adiante o tamanho descaso, eles estão errados? Eles são os errados?
E quanto a tudo que cai sobre os ombros dos nossos educadores? A educação das nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos. A mescla que ele se supõe entre educar, assumir o papel de mãe, de pai, psicólogo, conselheiro e especialmente amigo.
Ter a energia suficiente para dividir-se em três ou mais. Corrigir trabalhos, planejar aulas, cuidar de si, dos alunos, da família, estar sempre atualizado, estudar entre até três turnos de aula envolvido em amontoado de cadernos e planilhas. Sem tempo para aproveitar e primar pela sua vida. Servindo muitas vezes de saco de pancadas da sociedade.
Acredite ele consegue fazer tudo isso com um "sorrisão" no rosto e a certeza de estar cumprindo com sucesso a sua missão.
AFINAL PROFESSORES SÃO HERÓIS..
Se você acha que educação custa caro, experimente a ignorância!!!!
Poeta do Absurdo