segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Piores escolas no Enem são do Maranhão e Espírito Santo
R7.com
Os Estados com maior número de escolas na "zona de rebaixamento" do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) são Maranhão e Espírito Santo, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (12) pelo MEC (Ministério da Educação). Juntos, os dois Estados têm dez instituições de ensino entre as 20 piores escolas do ranking - todas as "lanterninhas" são públicas.
A escola com nota mais baixa do país é a maranhense Complexo Educacional Ardalião Pires, com sede na cidade de Três Lagoas do Manduca, na zona rural do Estado.
A nota obtida pela escola foi 417,3 - uma pontuação 67% menor do que a primeira maranhense, o colégio particular Jardim Escola Crescimento, que fez 697,6 no Enem.
Veja como está a educação de Mata Roma:
O Blog do Glinoel Garreto denunciou a poucos dias um enorme desrespeito com o futuro de nossos jovens. Acontece diariamente na escola do povoado Santa Rita, município de Mata Roma. Alunos de idade e série diferentes estudam numa mesma sala, tendo apenas uma única professora para lecionar. Esse verdadeiro descaso com a educação foi registrado na escola Guilherme Gomes Barbosa.
A professora, vítima desse total desrespeito, é a senhora Maria do Socorro, que confirmou em contato o que acontece na unidade, e ainda fez revelações, no mínimo revoltantes.
Tudo teve início logo que a gestora assumiu a prefeitura. A escola que havia sido construída pelo ex-prefeito Lauro Pereira, o Grachal, de imediato teve suas portas fechadas, por determinação do ex-deputado Paulo Neto. A docente que não votou no grupo foi penalizada seriamente, assim como as crianças de sua comunidade.
O (IDEB) Índice de Desesenvolvimento da Educação Básica é um índice que combina o rendimento escolar às notas do exame provinha Brasil aplicado a crianças de 4ª a 8ª série podendo variar de 0 a 10.
Dentre os 5.564 municipios da federação, Mata Roma ocupa a 4.778ª posição.
O índice de educação básica de Mata Roma é péssimo e deve ser uma preocupação de todos nós.