quarta-feira, 22 de junho de 2016

Com novo modelo de planejamento Maranhão consegue reduzir índice de Criminalidade.

Jornal Pequeno: Desde o primeiro ano da gestão do governador Flávio Dino, a segurança pública integra a lista de prioridades do Governo do Estado. A meta é mudar o quadro de crimes e violência que se apresentava ao longo dos anos. Para isso, vêm sendo executadas ações de combate à criminalidade, incluindo o Pacto pela Paz – programa que reúne vários órgãos com fins a formular ações pela segurança. Como resposta está sendo observada a queda constante nos índices de crimes.

O modelo de gestão e planejamento desenvolvido no Maranhão permitiu uma redução de 7,8% nos índices de criminalidade já no primeiro ano de gestão do governador Flávio Dino, superando a meta estabelecida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que para cada ano tem como meta reduzir os índices de criminalidade em 5% e ao fim de quatro anos totalizar uma redução de 20%.

Governo entregou novas viaturas que servirão de importante instrumento de trabalho no combate ao crime. Foto: Karlos Geromy/Secom

“A prática de delitos vem caindo significativamente. É uma consequência do uso dos novos equipamentos concedidos pela gestão do governador Flávio Dino às polícias. Com essa ação na área da segurança, há migração dos criminosos para outros crimes e áreas, mas a polícia também migra para impedir o avanço destes agentes”, explica o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), Jefferson Portela. A queda é registrada, principalmente, nos casos de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLIs. Neste grupo estão incluídos os homicídios, lesão corporal seguida de morte e latrocínio (roubo seguido de morte).

Com o planejamento desenvolvido na área da segurança e a implantação imediata das ações, a redução da criminalidade foi percebida ainda nos cinco primeiros

meses de 2015. Ao comparar os casos registrados de janeiro a maio, entre os anos de 2014 e 2015, houve uma redução de 3% dos CVLIs. Com as ações contínuas realizadas, a redução dos crimes violentos letais intencionais teve redução de 20% comparando os cinco primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2014. Foram 320 casos registrados de janeiro a maio de 2016.

O trabalho policial culminou, ainda, com a queda no número de homicídios, que é um dos tipos de crimes inclusos no CVLI que mais demanda a polícia. Nos primeiros cinco meses deste ano houve uma redução de 19,3% dos homicídios, comparativamente com o mesmo período de 2014. Foram 373 casos em 2014 e 301 este ano, ou seja, potencialmente 72 vidas foram salvas com o trabalho desenvolvido pela polícia.

A redução é resultado do trabalho contínuo que surtiu resultados desde o primeiro ano de gestão, quando houve redução de 8% dos homicídios nos cinco primeiros meses de 2015 em comparação ao mesmo período de 2014. Foram 373 registros em 2014 e 343 em 2015.