sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sequencia histórica de pesquisas Amostragem mostra estabilidade na vantagem da oposição

eliziflavioA sequência de pesquisas feitas pela parceria Instituto Amostragem/Jornal Pequeno exibe a estabilidade, durante todo o ano de 2013, na disputa eleitoral para Governo do Maranhão. Com ampla vantagem do pré-candidato da oposição, Flávio Dino (PCdoB), as avaliações do instituto salientam ainda que o grupo liderado pelo comunista soube administrar a vantagem durante o ano que antecede as eleições.
Os dados divulgados no início de dezembro, quando o instituto começou a fazer os levantamentos, apresentam o primeiro candidato, Flávio Dino, 40 pontos de distância do segundo colocado nas pesquisas. Com 55,85% das intenções de voto, Dino venceria hoje as eleições para governador do estado contra 16,54% do candidato indicado pelo grupo Sarney, Luís Fernando (PMDB), e 8,15% da deputada estadual Eliziane Gama (PPS). Brancos e nulos (5,77%) e não sabem ou não responderam (13,69%).
O mesmo cenário observa-se ainda em abril deste ano. A pesquisa Amostragem apontou Flávio Dino com 56,69%, Luís Fernando com 12, 06% e Eliziane Gama, 8,38%. Brancos e nulos somavam 5,9% e não sabem e não responderam, 15,3%.
Na mesma linha, a pesquisa intermediária, feita em agosto de 2013, mostra que não houve oscilação na opinião do eleitorado maranhense quanto aos candidatos entre abril e novembro. Naquele mês, Dino tinha 56,69%, Luís Fernando 16,69% e Eliziane Gama, 8,38%. 10,7% não sabem ou não responderam e brancos nulos somaram 7,46%.
O que mostram a série histórica das pesquisas Amostragem? Um cenário praticamente inalterado em um ano de muito debate e movimentações políticas.
De abril a agosto, Luís Fernando foi anunciado como pré-candidato do grupo Sarney e, com a toda poderosa máquina do estado, percorreu o Maranhão assinando ordens de serviço e inaugurando obras governamentais. O crescimento pequeno, no entanto, revela que o secretário de infraestrutura terá que se esforçar ainda mais se quiser suceder Roseana Sarney à frente do governo em 2015.
Por outro lado, Dino percorreu o estado com seus Diálogos pelo Maranhão, apostando na mobilização popular e no debate acerca do Plano de Governo, a ser apresentado no próximo ano para manter-se em evidência. Com o mesmo mote, em novembro, Eliziane Gama lançou o “Pé na Estrada”, programa do PPS para percorrer municípios do interior discutindo o estado com lideranças políticas.
Pelo visto, 2014 será um ano árduo para que o Governo Estadual se recupere e tente repassar sua aprovação (ou não) ao seu pré-candidato. Enquanto isso, a oposição permanece em larga vantagem.