sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Mata Roma 08 anos sem realização de Concurso Público

O Município de Mata Roma realizou seu último concurso público em Outubro de 2005. Desde então, as deficiências de pessoal vêm sendo supridas pelo expediente da contratação temporária.


Em Mata Roma, os inúmeros casos de incidência, a contratação temporária tem prevalecido em detrimento da realização de concurso público. 

Sem opção de empregos cabe aos munícipes tentarem a sorte em municípios vizinhos e às vezes nem tão vizinhos.

Em dias atuais sempre que ocorre a realização de concurso público em localidades próximas, uma romaria de esperançosos matarromenses migram em busca de uma vaga no tão sonhado emprego estável.

No município de Mata Roma o termo contrato ou contratado predomina, a mão de obra barata e eleitoreira é uma das formas de vários gestores suprirem o quadro de trabalho em nossa região.

Mais de 50% dos funcionários que compõem a folha de pagamento do nosso município são de origem temporária, não recebem décimo terceiro e muitos nem mesmo um salário digno, informações essas obtidas através da câmara municipal.

Em cidades com situação semelhante o Ministério Público obrigou a realização de concurso como por exemplo em Itapecuru Mirim, São Benedito do Rio Preto dentre  muitos outros casos Maranhão a fora

A contratação temporária é prevista pela Constituição Federal apenas como forma de admissão excepcional de pessoal pela Administração. A regra deve sempre ser a seleção de candidatos por certame público, onde haverá seleção por meio de sistema de mérito com aferição da capacidade de todos os interessados.

2014 será ano eleitoral e a desculpa de muitos gestores é que não se pode realizar concurso em ano eleitoral, pois fique sabendo que; Se a homologação do concurso ocorrer até três meses antes das eleições, as nomeações poderão ser feitas em qualquer período do ano. Caso a eleição seja em âmbito federal e estadual, as nomeações ocorrerão sem nenhuma restrição.


CONCURSO PÚBLICO JÁ!!!!