quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Maranhão: MPF ajuizou 276 ações de improbidade na Justiça Federal no estado em 2013.

A assessoria de comunicação do Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão informou ontem  (10 de Dez.) que só de janeiro a novembro deste ano foram ajuizadas 276 ações de improbidade na Justiça Federal no estado.
Mata Roma em Foco: A prefeita de Mata Roma, Carmem Silva Lira Neto responde a uma dessas ações, em Junho deste ano o MPF constatou irregularidades ocorridas durante a gestão anterior 2009/2012 da prefeita Carmem Neto – reeleita nas últimas eleições, foram identificadas em auditoria realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), em maio de 2010.
Prefeita Carmem Neto
Prefeita Carmem Neto
A auditoria constatou que houve irregularidades na administração de recursos provenientes do Piso de Atenção Básica Fixo – Saúde da família (PAB-Fixo) e do Programa de Assistência Farmacêutica – Atenção Básica.
Segundo o MPF, foram desviados R$ 287.944,84 repassados ao município pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS).
O número, apontam, é 29,5% maior do que o registrado em 2012, o que levou o Maranhão a ser, pelo segundo ano seguido, o campeão brasileiro na adoção desse tipo de medida contra a corrupção.
Ainda de acordo com os dados do MPF, do total de ações ajuizada em todo o estado, 162 partiram da Procuradoria da República no Maranhão; 56 da Procuradoria da República em Imperatriz; 51 pela Procuradoria da República em Bacabal; e sete pela Procuradoria da República em Caxias.
No ano passado, havia sido movidas  206 ações de improbidade.
A questão é: no Maranhão há mais corruptos ou é o MPF que trabalha mais?
Em tempo: para o próprio MPF os dados são resultado direto da reformulação organizacional na atuação dos procuradores da República no estado, ocorrida no final de 2011. “Antes, apenas três procuradores atuavam no combate à improbidade administrativa. Hoje, são 14 procuradores atuando nessa matéria, rendendo resultados positivos no combate à corrupção”, avalia o órgão.
Extraído do Blog do Gilberto Leda com edição de Mata Roma em Foco