quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Mais de 80 médicos estrangeiros desembarcam em São Luís

Mata Roma poderá ser beneficiada na segunda fase do programa Mais médicos do governo Federal .

G1MA: Um total de 81 médicos estrangeiros desembarcam nesta terça-feira (29), em São Luís. Os profissionais chegam à capital maranhense em voo da Força Aérea Brasileira (FAB) por volta de 13h30. A medida faz parte da segunda etapa do Programa Mais Médicos, do governo federal.
Um outro grupo de 81 médicos deve desembarcar nesta quarta (30), às 17h20, totalizando 162 profissionais recebidos na segunda etapa do programa. Outros 37 médicos já estão no Estado, o que resulta em um total de 199 estrangeiros atuando no Maranhão.
O grupo deve ser recepcionado pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira. Na quinta (31) e na sexta (1º), os estrangeiros vão participar de um evento de acolhimento realizado por representantes dos órgãos responsáveis pela saúde pública de São Luís e do Estado. O objetivo é explicar aos médicos a atual situação da saúde no Maranhão.

Os médicos começam os trabalhos nos municípios a partir do dia 4 de novembro. Na Região Metropolitana de São Luís, além da capital, São José de Ribamar e Paço do Lumiar também recebem profissionais para atuar nas unidades básicas de saúde. Serão 14 profissionais: seis para São José de Ribamar, que já recebeu dois profissionais durante a primeira etapa do Mais Médicos; quatro para São Luís; e quatro para Paço do Lumiar.

Os primeiros 37 médicos estrangeiros - 35 cubanos, 1 venezuelano e 1 mexicano - chegaram a São Luís no dia 15 de setembro e, após treinamento promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), foram encaminhados para os municípios de Altamira do Maranhão, Amarante do Maranhão, Arame, Buriticupu, Chapadinha, Coroatá, Monção, Santa Helena, São José de Ribamar, Serrano do Maranhão, Urbano Santos e Vargem Grande.