quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Mata Roma não receberá médicos estrangeiros do Programa Mais Médicos.

Mata Roma não será contemplada com a vinda de médicos estrangeiros, do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. 

O motivo da não vinda dos profissionais é que o município não se enquadra em alguns critérios estipulados pelo sistema. Um dos critérios é que cada médico teria que ter sua própria equipe, não podendo suprir o excesso de demanda de algumas unidades. 

A não inserção de Mata Roma no programa, é um sinal positivo para o município pois mostra que a situação atual não requer qualquer auxílio, pois o atual quadro de profissionais é suficiente para a demanda do município. 

O município não está com falta de médicos nas unidades de saúde da família, de acordo com o CNES, mas optou por realizar a inscrição visualizando a possibilidade de ter profissionais para auxiliar nas unidades com demanda um pouco maior. 


O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infra-estruturar dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. 

A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil. – Retirado do site do Ministério da Saúde.


Abaixo a lista de municípios que serão atendidos:
  
No Maranhão, vão receber médicos vindos de Cuba os municípios de Altamira do Maranhão (2), Amarante do Maranhão (3), Arame (3), Buriticupu (3), Chapadinha (6), Coroatá (2), Monção (2), Santa Helena (2), Serrano do Maranhão (2), Urbano Santos (2), Vargem Grande (2).