greve_2Do G1 MA
O Sindicato dos Bancários do Maranhãox (SEEB) informou que a greve da categoria conta, no momento, com aproximadamente 95% de adesão. 

No total, são 137 agências fechadas, sendo a maioria ligada a bancos públicos. Até agora, 39 municípios maranhenses foram atingidos diretamente com a suspensão das atividades dos bancários. 

Nessa quinta-feira (26) duas agências do Banco do Brasil do interior do Estado e uma do Banco da Amazônia, localizada em Açailândia, aderiram à greve.
Greve dos bancários completa nove dias com 95% de adesão no MA. (Foto: Biné Morais)
A Superintendência do Banco do Brasil (BB), responsável pelo repasse dos vencimentos dos funcionários públicos estaduais e municipais de São Luís, orientou, em nota, sobre as melhores formas de sacar o dinheiro e, também, descartou qualquer atraso ou mesmo suspensão nos procedimentos de pagamento devido à greve.

De acordo com a tabela da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), o pagamento dos servidores estaduais ocorrerá na próxima segunda-feira (30), com possibilidade de ser antecipado. A Prefeitura de São Luís informou que os vencimentos dos servidores também serão liberados na segunda-feira (30).

A Superintendência do BB informou que, devido à manutenção das atividades de alguns setores administrativos da empresa, mesmo com a greve os caixas eletrônicos estão com a reposição dos estoques de dinheiro em dia. Ainda de acordo com o BB, estão permitidos saques e retirada de folha em cheque, depósitos em dinheiro ou cheque, consulta e retirada de saldo ou extrato, transferências e saques de benefícios sociais, como o INSS, PIS (Programa de Integração Social), abono salarial, FGTS e outros.

Segundo a direção da SEEB, até o momento não houve qualquer resposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) sobre as reivindicações dos trabalhadores. A última proposta da entidade foi encaminhada no dia 5 deste mês aos bancários e sugeria reajuste de 6,1% nos salários, bem abaixo do valor proposto pelos bancários, que é de 11,93% de aumento nos vencimentos, participação linear nos Lucros e Resultados, além de benefícios sociais.

As cidades maranhenses atingidas pela greve dos bancários: São Luís, Chapadinha, Buriticupu, Nova Imperatriz, Açailândia, Caxias, Bacabal, Paulo Ramos, Codó, Rosário, Santa Inês, Fortaleza dos Nogueiras, Miranda do Norte, Pinheiro, Imperatriz, Lago da Pedra, Trizidela do Vale, Pedreiras, Bom Jardim, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Pindaré-Mirim, Brejo, Araioses, Timon, Matões do Norte, Santa Helena, Barra do Corda, Colinas, Grajaú, Vitória do Mearim, Santa Rita, Alcântara, Santa Luzia, São Mateus, Balsas, Presidente Dutra, Porto Franco e São José de Ribamar.