quarta-feira, 31 de julho de 2013

Mata Roma e Anapurus entre os piores índices de desenvolvimento do Maranhão.

A administração das prefeitas Carmem Neto e Tina Monteles tem um grande desafio a sua frente: trabalhar políticas públicas, especialmente voltadas para saúde e educação, que melhorem o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM. 

Segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas – ONU nesta segunda-feira (29), os município de Anapurus e Mata Roma encontram-se em estado de alerta, ou seja com baixo desenvolvimento humano (0,581 e 0,570 respectivamente).



O Maranhão ficou em penúltimo lugar na avaliação geral feita pelo Atlas do Desenvolvimento, ficando à frente apenas do estado de Alagoas, que obteve resultado 0,631. Para calcular o desenvolvimento da qualidade de vida de cada estado, são levados em consideração os índices educacionais, de expectativa de vida e de renda da população de cada estado e município

De acordo com o IPEA a classificação dos Municípios do Baixo Parnaíba do IDHM se classificam nesta ordem:

4055º Chapadinha
4444º Urbanos Santos
4614º Anapurus
4841º Mata Roma


Ou seja Mata Roma está em ultimo lugar no Índice de Desenvolvimento Urbano nas cidade Maranhenses do Baixo Parnaíba de conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Veja os dados referentes a outros municípios brasileiros e compare clicando aqui.


Fonte: Chapadinha Blog 
 Texto adicionado: Heverton Garreto