Professores da rede pública estadual de Mata Roma aderiram a paralisação Nacional que teve início nesta Terça Feira 23, profissionais em todo o País cruzaram os braços, por melhores condições de trabalho. A greve foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e deve durar três dias, até amanhã, dia 25.
O sindicato da rede municipal de ensino de mata Roma ameaçou deflagrar greve, ação essa que mobilizou a administração a tomar medidas paliativas para acalmar os ânimos dos profissionais.
A principal reivindicação dos profissionais é o cumprimento da Lei do Piso Nacional dos Professores da Rede Pública. Pela norma vigente, o piso do magistério da educação básica é R$ 1.567 e deve ser pago em forma de vencimento, a reclamação é semelhante a dos professores municipais.
Além disso, a categoria pede a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que direciona as políticas para a área nos próximos dez anos, a destinação de 100% dos royalties do pré-sal para o setor e a definição de diretrizes nacionais de carreira para os profissionais da educação básica.