A situação impede o acesso do ônibus escolar e ambulância, além de impedir o escoamento da produção. “Não há como sair de casa fica difícil o acesso Pra andar na vila”, disse os moradores que sofrem com esta situação há anos.
Os assentados para chegar a sua residência caminham o trecho alagado empurrando sua moto com água até os joelhos. “Para ir para a cidade é pior, pois o alagamento é em todo o povoado e não tem como transitar. A pés não tem como sair. Dia que chove o ônibus escolar não entra e as crianças faltam a escola. Além de comprometer a educação das crianças, a ausência nas aulas também compromete o recebimento de benefícios como o Bolsa Família”, disse o assentado. E põe em risco a saúde atraindo viroses a todos.
Um senhor assentado, disseram que “há pessoas idosas que precisam de acompanhamento médico e não tem como sair”. Se alguém ficar doente, não tem como socorrer.
Todos os anos de Campanha eleitoral os assentados recebem visitas dos candidatos com a promessa de calçamento no povoado. Foi o que aconteceu nesta ultima campanha de 2012 feita por partidários da Prefeita atual Tina Monteles. Porque na campanha de 2008 Tina Monteles Foi ao assentamento fazer a promessa pessoalmente e ainda não cumpriu.
Os assentados do Povoado Morada Nova estão pensando em fazer o calçamento com recurso próprio ou ingressar uma representação no Ministério Público visando uma solução para o problema. Uma reunião deve ser agendada nos próximos dias para discutir o problema.
Matéria enviada a nossa equipe por leitor