segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mata Roma: Famílias de lados opostos nas eleições Municipais !!!!


Um aspecto nessa campanha política chama atenção. Duas famílias estão politicamente divididas. A família Garrêto que tem como membros o candidato a prefeito Glinoel Garrêto, Cipriano Garrêto, Erasmo Garrêto e o fundador da cidade Nêgo Garrêto de um lado, e do outro o ex prefeito Tunico Garrêto e família, Jonas Garrêto e Onézimo Garrêto que apóiam a prefeita atual. A disputa entre parentes é tão  grande que as pessoas cortam contatos. E a relação fica temporariamente "azeda", a ponto de um falar mal do outro, por causa do clima eleitoral. 



Outra família que este ano fica em lados opostos, é a família do ex prefeito Guilherme Barbosa (in memoriam) de um lado os irmão Edvan Barbosa e Herberth Barbosa este último disputando uma vaga na Câmara Municipal, já na outra vertente está Branquinho e Dr Evaldo Barbosa. E aí é "salve-se quem puder". A "briga" pelo voto vale tudo, até mesmo ficarem sem se comunicar. Embora a normalidade só volte depois. Um do lado do grupo da situação e o outro do time da oposição, invertendo os lados como foi na  última eleição municipal. A corrida atrás do poder é capaz de tudo, até de separar familiares, que deveriam sim, estarem juntos. Mas não se desentendo e se agredindo no campo político, mostrando uma cobiça toda pessoal pelas vantagens que o poder oferece. 

Votar e torcer por candidatos diferentes são sinônimo de isolamento, afastamento  de vizinhos, colegas, amigos, durante a campanha política. Esse cenário vivido somente no período eleitoral é peculiar em cidades pequenas, como a nossa, onde uns torcem  pelo sucesso do seu candidato e outros torcem contra. Muito embora os vitoriosos sejam representantes de todos e não de parte do povo. E com relação a divisão de famílias na campanha, este fato não é de agora, e sim de outros carnavais.

“As ligações de amizade são mais fortes que as do sangue da família”.Giovani Boccaccio.


Poeta do Absurdo