quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Disque Denúncia: Aumenta número de denúncias de crimes eleitorais no Maranhão


Falsificação de título de eleitor, compra de votos e abuso no volume dos carros de som de candidatos. Esses são os crimes eleitorais mais denunciados no Maranhão, como mostrou o JMTV2.

De julho até agora o Disque-Denúncia já registrou 32 ocorrências de práticas de crimes eleitorais no Estado. Isto representa 35% a mais das denúncias recebidas nas eleições de 2010. A principal delas é a falsificação do título de eleitor. “Uma pessoa que não tem casa eleitoral em determinado município, falsifica o título de eleitor pra votar naquele município, pra favorecer aquele candidato”, explicou Odaíza Gadelha, gerente do Disque-Denúncia.

Em segundo lugar está o crime de compra de votos e em primeiro, a famosa perturbação do sossego. O carro de som alto, em horários impróprios, que muita gente não sabe, mas é crime eleitoral.

Todas as denúncias que chegam são cadastradas em um banco de dados, que armazena informações sobre crimes eleitorais. Além do serviço, outro meio que o eleitor possui para denunciar os crimes eleitorais é a ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA). As denúncias podem ser feitas pelo 0800 098 5000. Nos dois serviços, as pessoas não precisam se identificar.

Os telefones do Disque Denúncia são: 3223 5800 para ligações da capital e 0300 313 5800 para ligações do interior do Estado. O serviço funciona 24 horas

G1 MA