segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Fraternidade e saúde pública.

Neste sábado, 25 de fevereiro, foi realizada a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2012, na Arquidiocese de São Luís. A mesma reflete este ano o tema: Fraternidade e saúde pública e o lema: que a saúde se difunda sobre a terra. Na solenidade, se fizeram presentes autoridades religiosas, como o arcebispo metropolitano da arquidiocese Dom José Belisário da Silva e o bispo auxiliar da mesma, Dom José Carlos Chacorowski. Também estavam presentes diversos sacerdotes da arquidiocese e de outras dioceses do Regional Nordeste 5. E ainda autoridades civis, do estado e do município. Com um público bem razoável formado por diversos leigos, religiosos e seminaristas.

A solenidade foi marcada por alguns momentos. De inicio, Dom Belisário começou falando sobre a importância da Campanha da Fraternidade deste ano para o Brasil, tendo em vista a questão da saúde pública, já que é uma temática propícia à discussão nos nossos dias, uma vez que seus resultados não são tão positivos aos olhos da população.

Na sequencia o momento ficou por conta da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que lançou o selo comemorativo ao quarto centenário da chegada do Evangelho no Maranhão, pois a solenidade também, dava inicio as comemorações do ano jubilar da arquidiocese, celebrado este ano. Ainda houve algumas apresentações teatrais a respeito do tema da campanha, apresentadas por algumas paróquias.

A cerimônia encerrou com a Santa Missa presidida pelo arcebispo. Na homilia, o pastor arquidiocesano, frisou mais uma vez o valor das campanhas da fraternidade que a Igreja no Brasil vem realizando e destacou a importância do tempo quaresmal para os cristãos, como um tempo propício para uma vida de intimidade com Deus.