Fonte: Glinoel Garreto
Temos buscado ao máximo mostrar a todos o descaso e abandono dos moradores da zona rural de Mata Roma. A atual administração do nosso município tem deixado o homem do campo à mercê da própria sorte, num interminável sofrimento que teve início no dia da posse da atual “gestora”. Prova disso, foi uma recente visita a localidade Mucuim.
As dificuldades começam com o acesso a localidade. A principal estrada que leva ao Mucuim está abandonada, dificultando o escoamento da produção e a locomoção de seus moradores. Infelizmente o descaso não para por aí. Educação, água e saúde, também são graves problemas dessa comunidade.
EDUCAÇÃO - A única escola existente no povoado está abandonada há mais de 02 anos. A estrutura que abrigava o colégio Abrahão Gomes, se vê tomada pelo mato, deteriorando-se com a ação do tempo.
Dentro da escola constatamos o desprezo da atual administração pública com a educação de nossos conterrâneos. Carteiras deixadas para trás, salas vazias e sucateadas. Na instalação elétrica, luzes e outros acessórios foram saqueados, assim como a TV que era utilizada nas dinâmicas escolares. O destino desse e outros aparelhos que faziam parte da estrutura da escola são mistérios, ninguém sabe, ninguém viu.
O mais revoltante foi constatar que a escola é utilizada como bar. A cantina da escola recebeu a denominação de BAR DO EDY. Garrafas vazias de bebidas alcoólicas estão jogadas ao chão, num ato de total desrespeito com a educação de nosso município e com o patrimônio público.
SAÚDE – Eis, sem dúvida alguma o maior problema enfrentado pela localidade Mucuim, e por que não dizer por toda Mata Roma. O descaso com a saúde.
A localidade abriga um “Posto de Saúde” que foi reformado e inaugurado há mais de um ano. O interessante disso é que de lá pra cá a unidade nunca atendeu um cidadão sequer. Motivo; falta de médico, falta de medicamentos, falta de instrumentos, e, pasmem, falta de água até para os profissionais lavarem as mãos.