quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Festejo de Mata Roma já teve dias melhores.
É incontestável a importância dos festejos de São Francisco de Assis, padroeiro desta cidade tranquila e acolhedora, uma festa que acontece desde os princípios de emancipação de Mata Roma , envolve muitos setores da sociedade, principalmente a sociedade católica, movimenta uma boa renda em reais restituídos em obras para paróquia e oportuniza trabalho temporário para muita gente.
Por outro lado, também contestável a realização da festa em uma data que coincide com o tradicionalissimo festejo do povoado Angical, uma atitude que vem causando prejuízos aos segmentos envolvidos com festa e há anos vem reduzindo o número de participantes um exemplo claro a procissão de levantamento do mastro, a média de participantes foi bem abaixo dos tempos em que que a festa era realizada de 05 a 15 de Outubro. Por melhor que seja a propaganda e outros atrativos, parte da população não comparece da mesma forma como já foi visto em um dos melhores festejos da região.
Brejo, Chapadinha, São Bernardo, Vargem Grande entre outras continuam realizando suas programações no período tradicional, a mudança nas datas em Anapurus e Mata Roma faz com que as cidades realizem um festejo sem muita expressão.
A data é uma tradição, no entanto, a mudança é a principal constante no mundo moderno. Na real data da festa, ganhariam a paróquia os hotéis, restaurantes, barraqueiros, vendedores ambulantes, serviços de transporte e outros.
Não estamos falando em gerar renda às custas da paróquia, mas sim em voltar a proporcionar uma festa como antigamente, em ralação aos barraqueiros ou camelôs que fossem movidos para uma área distante da igreja, medida essa tomada em Chapadinha que matem o festejo de 05 a 15 de Setembro.