segunda-feira, 11 de junho de 2012

Entenda a atual situação do Instituto de previdência do servidores de Mata Roma (IPAM)

A prefeita Carmem Neto e seus comandados (vereadores)  tentam a qualquer custo, parcelar uma dívida que a prefeitura tem com o IPAM (Inst. De previdência Mun.) em um projeto de lei inconstitucional a mesma tenta parcelar em inúmeras mensalidades um montante em que ela mesma fez a  retirada, uma medida tola pois o município e nem os funcionários não podem bancar os extravios de ninguém
Nenhum governo tem o direito de sequestrar intempestivamente os recursos da aposentadoria dos servidores. Além disso, a utilização do dinheiro líquido da Previdência para satisfazer os interesses da Prefeitura custa caro a toda sociedade. Isso porque a máquina pública tem seu orçamento entupido com parcelamentos acrescidos de juros. Ou seja, no futuro, recursos de outras fontes – que deveriam ser usados em obras para a comunidade – são utilizados para pagamento de dívida previdenciária.

A Previdência é uma das maiores conquistas da história da classe trabalhadora. Ela garante (ou deveria garantir) que no futuro nossa sobrevivência esteja assegurada. Para os servidores municipais de Mata Roma, esse “porto seguro” é o IPAM.
Mensalmente, cada servidor contribui com 11% dos seus vencimentos para o IPAM. A Prefeitura contribui com 22% de cada folha, constituindo um fundo que ampara trabalhadores inativos e acumula uma reserva para o pagamento das futuras aposentadorias e pensões.
O passado nebuloso e impune talvez tenha feito a atual administração meter a mão no dinheiro do instituto. Situação essa que também aconteceu no final do mandato do Sr. João Bernardo Neto (João Lucio).
No inicio da gestão Carmem um escândalo veio a tona envolvendo o IPAM, a gestão 2005/2008 deixou os cofres do IPAM em um saldo positivo de aproximadamente 1 milhão e meio,  ex-funcionários do instituto realizaram saques indevidos em benefício próprio e chegaram a ser afastados dos cargos, após demissão o  então Raimundo Moraes assumiu a presidência e comanda até os dias atuais.
O recolhimento dessas contribuições deveria ser entendido como uma das coisas mais sagradas para a administração pública e para os trabalhadores, pois qualquer erro ou má aplicação dos recursos pode pôr em risco o futuro de milhares de pessoas. Não é o que se vê na prática. O governo atual, assim como os anteriores, insiste na apropriação dos repasses da Previdência para satisfazer as necessidades de investimento da Prefeitura ou próprio. Depois, devolve em “suaves” prestações mensais o dinheiro que deveria ter sido depositado nas contas do Instituto.

Há muito tempo, sabe-se que o Fundo de Previdência de Mata Roma - IPAM - vem sendo administrado de forma autocrática, modelo de gestão que não permite a participação dos servidores públicos - verdadeiros..


7 comentários:

  1. Cara esse teu Blog ta uma merda. Pois tua notícia é só política (politicágem),Já que tu não tem QI pra fazer boas reportágens vou te dar idéias...Faz reportágem falando sobre o riacho estrela, como é que ta a nascente do nosso riacho, fala sobre o desmatamento de nossa chapada o que os gaúchos fizeram com nossos piquís e bacurís...Fala sobre o assoreamento e erosão das nas margens do rio negro, conscientiza a população a fazer o reflorestamento nas margens do rio...Fala quais os benefícios que esse rio pode trazer a população assim como riacho estrela, conscietiza a população do nosso município a limpar e prezervar o nosso riacho...Cara tem tanto tema que você como pedagogo pode abordar, que eu tenho certeza que tua informação iria ficar riquissima...Por enquanto não vejo nada que enriqueça os conhecimento do nosso povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. respondendo teu questionamento cara,axo q vc ta se doendo,com certeza tu é um dos que gastou o dinheiro do IPAM ou ajudou de alguma forma.Cara pq tu não faz um blog e posta tuas ideias?Eu axo legal esse blog falando dos politicos e principalmente o q ta acontecendo aki em mata roma o que fizeram com o nosso futuro,roubaram nossa aposentaduria,te manca cara,cai na real,chega de roubalheira,essa administração é muito ladrona mesmo,bando de covardes.

      Excluir
  2. finalmente alguém sensato por aqui!!!!infelizmente leio este blog para rir um pouco da hipocresia que rola por aqui, como se carmen neto fosse o diabo e bezaliel fosse Deus.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com os comentarios dos meus amigos acima , esse blog nao passa de um blog politico , influenciadoo, procura mostra a realidade do municipioo , muita coisa foi realizada sim , dentro do possivel que se pode fazeeer.

    ResponderExcluir
  4. adoro o mata em foco fala a verdade doa a quem doer...tudo isso aí é comprovadamente verdade...pede pra ele falar da amazonia..pra desviar o foco da tua prefeita trambiqueira...continua mata roma eu quero ver cair as mascaras

    ResponderExcluir
  5. cara véi como as pessoas são alienadas. vcs não enxergam q o cara aí fez uma critica construtiva. então pode ate continuar com as mentiras (povao sabe a verdad, isto q importa) mas faça deste espaço algo mais interessante falando de outros assuntos q nao só politica, enfim o nome é mata roma em foco e nao politica em foco.
    #ficaadica

    ResponderExcluir
  6. eu acho esse blog bosta mesmo q so se emporta com pulitica.concordo com os comentarios a cima,deveria mesmo era se um blog de prestacao de servico ñ de politicage. Com dor de cotovelo

    ResponderExcluir